Viagem ao Araguaia

criar pela sua posição oficial, para socorrer a população flagelada. No meio de tanta perturbação, a têmpera rígida e a calma do general Couto de Magalhães foram sempre inalteráveis; atendeu outros ramos de administração e, tanto quanto possível, deixou em boas condições a província de Mato Grosso.

A sua vida política ainda conta as deputações por Goiás e Mato Grosso, em diversas legislaturas; e mais longa seria, se não tivesse ele tido contrariedade em 1870, época em que procurou dirigir sua atividade para outras questões.

A fisionomia industrial e financeira acentuou-se; o general Couto de Magalhães mostrou a mesma inteligência e energia na organização de várias empresas, que desenvolvera na alta administração política ou na dedicação estudiosa de um assunto científico ou literário.

As navegações dos rios Araguaia, Marajó e Tocantins exprimem uma soma enorme de esforços e de lutas que teriam feito sucumbir qualquer outro de têmpera menos rija. Conseguiu o dr. Couto de Magalhães ver o sucesso de todas essas empresas e mais a da navegação do Amazonas até Maués.

Uma vez lançado no campo industrial, não parou sua ambição, e nesse gênero a obra de maior vulto é a atual Minas and Rio Railway Cia., vulgarmente conhecida por Estrada de Ferro do Rio Verde.

Longos anos de trabalho assíduo, de decepções e despesas, empregou o general Couto de Magalhães para organizar a companhia e obter os capitães necessários para a primeira linha férrea do Sul de Minas.

Não é aqui o lugar próprio para discutir as vantagens econômicas dessa linha; mas é forçoso confessar que, se não fosse sua pertinácia, ainda hoje seriam quase inacessíveis as estações de Caxambú, Contendas e