Lambari, de sorte que a humanidade sofredora só com muita dificuldade poderia aproveitar os recursos enormes dessas benéficas águas medicinais.
Se no Brasil houvesse opinião pública, a população sul mineira deveria ter o general Couto de Magalhães como seu representante efetivo no parlamento nacional; nada mais faria do que pagar-lhe uma dívida de gratidão.
Pode-se dizer que a linha do rio Verde abriu caminho fácil para a civilização e o progresso peneirarem na zona sul mineira.
Não descansou, porém, o general Couto de Magalhães: voltando da Europa, onde dedicou-se a sérios estudos científicos na Inglaterra, fixou residência nesta cidade, onde tem prestado relevantes serviços à causa pública e especialmente ao desenvolvimento paulista.
Foi sócio fundador e presidente efetivo da Sociedade de Imigração de São Paulo durante um ano. Nesse período, a vida da associação foi gloriosa, e de tal maneira procedeu que chamou a atenção do país, e iniciou muitas ideias que foram levadas ao terreno da prática ou ao seio do parlamento. Infelizmente o estado de sua saúde não o permitiu continuar na presidência, e, com sua retirada, extinguiu-se por assim dizer a vida da sociedade.
Como membro da comissão organizadora do plano de estudos para o Instituto Comemorativo do Ypiranga, consta-nos que tem também o general Couto de Magalhães contribuído com valioso contingente e tem delineado um bom plano de estudos científicos e práticos para serem ali executados.
Ultimamente ainda presenciaram todos o modo enérgico e digno com que se houve na questão da Estrada de Ferro do Norte, conseguindo levantar o crédito dessa empresa pelas medidas acertadas que propôs