"Vou tentar a passagem do vapor através das cachoeiras do Tocantins e do Araguaia, se agora estiverem em ponto que me pareça isto possível. Para o bom êxito desta experiência, tem-se preparado largamente tudo quanto é possível preparar com os meios de que se dispõe; infelizmente, porém, a previdência humana não é suficiente para garantir o sucesso dessa causa, e só Deus, a quem a confio, pode fazer com que ela seja propícia."
Não permitiu Deus que esta vez lograsse resultado o cometimento. Só em 1868, presidindo Mato Grosso, deu Couto definitivamente o primeiro e mais considerável passo para unir pelo interior a Foz do Amazonas à do rio da Prata.
Teve para isso de arcar com obices piores que as dos seis anos anteriores, desajudado da imprensa nacional, que qualificava o projeto de loucura e utopia.
Basta dizer que comprou, mandou desarmar e levar por terra até o Araguaia um vapor que se achava no rio Paraguai.
O transporte efetuou-se em 16 carros, que conduziam em caixas, além do vapor desmanchado, tornos, forjas, todo o material de uma oficina para armá-lo e fazê-lo funcionar regularmente, ferramenta adequada a repará-lo, fundir ferro e bronze das peças da máquina que se deteriorassem — objetos enviados não só de Cuiabá, como do Pará e Goiás, de cujas administrações os requisitara. Imagine-se a soma de trabalho que isto importou!
A viagem dos carros foi de cem léguas, através de bravio sertão, desprovido de tudo. Eram eles escoltados por 20 praças, com machados e enxadas, a abrirem picadas, construirem pontilhões, à medida que avançavam. Várias ficaram pelo caminho, prostrados de fadiga, ou vítimas das sezões. Houve desinteligências entre os chefes, malogrando-se quase a expedição. Não cessavam os jornais de vaticinar que os restos do infeliz vapor seriam, afinal, abandonados e se perderiam no deserto intransitável.
Couto sobrepujou todas as contrariedades com serenidade e firmeza. Merecem atenta leitura, como exemplos do quanto alcança a força de vontade, os ofícios, contendo importantes dados históricos, geográficos e estatísticos, nos quais ele participa ao Ministério da Marinha e ao da Agricultura o que havia realizado. Trazem a data