Viagem ao Araguaia

avô, digo, bisavô, dentro do rio, cujo acontecimento sucedeu naquele tempo, por não se saber ainda o valor do ouro; porém, depois de conhecida nas Geras a estimação do metal, logo lembrou a meu avô a bola. Dizia, mais, que a formação daqueles lugares prometia alta grandeza de riquezas.

Indaguei de Gaspar Leme que dias se dispenderiam de jornada de Cuiabá ao Bacuirizes. Respondeu que vinte, e que, para lá ir, bastava o guião de qualquer Bororó. O rio habitado pelos Bacuirizes, em cujas ribanceiras a prumo existem os Martírios, é na figura e plantação do terreno, como o rio Sapucaí na estrada de São Paulo a Goiás. A dificuldade está em saber-se de qualquer gentilidade se os Bacuirizes habitam em um só rio, porque poderão morar também em outros.

Se v. exc., nascido para cousas grandes e para ser alvo da inveja dos maiores aumentos, quiser mandar descobrir, abona afirmativamente a felicidade de v. exc. que há de conseguir.

Hei de estimar o bom sucesso, e que v. exc. me honre com o título de seu criado.

Faltam-me palavras que expliquem o meu agradecimento, por dignar-se v. exc. receber a meu filho Alexandre por criado de v. exc.

A obediência e diligência e a pronta execução agradarão a v. exc. Pesa-me nascer tão despido de merecimentos, que não tenha a glória de honrar-me v. exc. com repicados preceitos, que a pontual execução certificaria a meu agradecimento, que é a moeda com que se podem pagar os benifícios aos grandes e poderosos do mundo.

Deus dilate a vida de v. exc., pois que a emprega em obras tão meritórias. Corumbá, 13 de junho de 1799 — Ilm. exm. sr. Tristão da Cunha capitão-mor, regente dos Guaiazes.

BARTHOLOMEU BUENO DE CAMPOS LEME E GUSMÃO.