Viagem ao Araguaia

CAPÍTULO I

Mudança da Capital

Goiás —Condições que deve reunir um lugar qualquer para ser capital — Condições higiênicas — Condições comerciais — Condições administrativas — Não existem em Goiás — Araguaia — Argumento deduzido contra esse rio, pelo fato de estar ele na extremidade da província; não prevalece — Exemplo deduzido de outras províncias — Exemplo de nações estrangeiras — Consequências da mudança da capital para o Araguaia — O que se perde — O que se ganha.

O administrador deve ser para as sociedades, como o médico para o enfermo: deve estudar a enfermidade em todos ps seus pontos e aplicar os remédios, segundo as regras da ciência. Nem sempre podem ser eles brandos; do medicamento, às vezes, é forçoso recorrer ao ferro, do ferro ao fogo.

De que serve iludir o enfermo com vãs esperanças de saúde, quando se enxerga a morte ganhando cada um dos órgãos onde se concentra a vida? Que se diria do médico que, para poupar alguns momentos de desgosto ao seu doente, lhe receitasse xaropes doces, quando ele necessitasse de cautérios enérgicos, ou de amputações dolorosas para salvar-se? Dir-se-ia que era um homem perverso, sem consciência, nem sensibilidade.

O administrador está para a sociedade no mesmo caso.