Santos e viagens: um estudo da vida religiosa de Itá, Amazonas

elementos arcaicos. Mas o isolamento, em si mesmo, não é uma causa, é antes consequência desses fatores que se poderia classificar de históricos e geográficos. Como já foi visto, instituições religiosas como as econômicas e as sociais dependem na sua estrutura e função do número de indivíduos que compõem a comunidade e de sua distribuição espacial. Essas características são determinadas pelo ambiente geográfico, as técnicas utilizadas em sua exploração e os meios de subsistência que disso resultam e permitem a ocupação e distribuição espacial de determinado número de indivíduos. O contraste que mais se evidencia foi descrito comparando-se as freguesias especializadas em roças, em que os caboclos tendem a grupar-se num povoado, e aquelas dos seringais, onde as condições da indústria obrigam a considerável dispersão.

Na cidade, as irmandades são organizadas muito frouxamente. Faltam-lhes diretorias estáveis ou eletivas e não reúnem a maioria do grupo local. Sua fisionomia regional mantém-se sobretudo pelo esforço ou atuação da gente de segunda, como no caso dos foliões de São Benedito. Refletem de modo evidente a estruturação social em que se distinguem duas classes: Santo Antônio é o santo dos brancos, São Benedito, da gente de segunda. Existe ainda o fato de aquele primeiro santo ser de cor branca, o que lhe garante, em face do preconceito racial que se manifesta em Itá, ascendência sobre São Benedito que é preto. Além dessas duas irmandades existem associações seculares, tais como os partidos políticos, a instituição municipal e dois clubes de futebol, que as sobrepujam como organismos ativos na vida social.

As irmandades das freguesias são melhor organizadas no sentido de constituir grupos de maior coesão e estabilidade. Os diretores ou empregados têm função

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