GLOSSÁRIO
ALABARDEIRO - O membro da folia que carrega a lança enfeitada de fitas. Serve como auxiliar do mestre-sala para a manutenção da disciplina entre os foliões.
ANDADOR - Membro da folia, funciona como depositário de esmolas e donativos ao santo. O mesmo que mantenedor.
ANHANGA - Sobrenatural que habita a mata. Pode aparecer como um espírito que se faz pressentir por um assobio peculiar. Outras vezes toma a forma de pássaro ou de um veado com olhos de fogo.
ASSOMBRAR ou ASSOMBRADO DE BICHO - Perder a sombra ou a alma, roubada por um dos muitos visagentos.
AVIAMENTO - Suprimento a crédito de gêneros e artigos, feito pelo patrão a seus empregados ou fregueses.
BENZEDOR - Indivíduo dotado de poderes especiais que benze e cura através de orações.
BICHO VISAGENTO - Entidade sobrenatural, nome genérico para todos os sobrenaturais da mata ou da água.
BOIUNA - Cobra-Grande. Tem a forma de uma sucuri gigantesca. Habita a parte mais funda dos rios e igarapés. Algumas vezes aparece como um "navio encantado".
BOTO - Bicho visagento ou "encantado". Identifica-se a uma das variedades do boto comum, o "vermelho", mais perigoso, ou o "tucuxi", considerado menos maligno. Pode tomar a forma de homem e seduzir mulheres. Alguns acreditam sejam os botos os próprios companheiros do fundo.
BRANCO - Genérico para os indivíduos da classe superior. Indica posição social e exprime discriminação racial sobre o caboclo e o negro.
CABOCLO DA BEIRA - Designação pejorativa dada aos moradores das ilhas e das várzeas, identificado também ao seringueiro. Indica posição social inferior.
"CACAU" - Bloco de rocha com saliências, sobre o qual o folião ou o devoto é obrigado a ajoelhar como castigo a uma ofensa feita ao santo.