Santos e viagens: um estudo da vida religiosa de Itá, Amazonas

Prefácio

O documentário utilizado nesta monografia foi obtido durante uma pesquisa de campo, realizada entre os meses de junho e setembro de 1948, em uma pequena comunidade do Baixo Amazonas. Dado o caráter pessoal de muitas das informações registradas, denominamos essa comunidade por um nome fictício - Itá, assim como substituímos os nomes dos informantes. A pesquisa foi dirigida pelo professor Charles Wagley, da Universidade de Columbia (N.Y.), financiada e patrocinada pela UNESCO.

Esta monografia foi originalmente escrita em inglês e apresentada ao Departamento de Antropologia da Universidade de Columbia, como tese para doutorado, sob o título The religion of an Amazon Community: a study in culture change. Nesta versão, em língua portuguesa, procuramos manter fidelidade ao texto original, eliminando, porém, aqueles trechos que, embora adequados em uma tese, se tornariam pedantes em uma monografia descritiva.

Tanto na coleta do material etnográfico como na sua elaboração, procuramos fugir a uma tendência que muito tem prejudicado a abordagem do assunto. A maioria dos estudos e ensaios sobre a vida religiosa do caboclo da Amazônia é orientada por um interesse aparentemente folclórico, e neles se dá excessiva atenção a sobrevivências de velhas crenças, aos aspectos exóticos

Santos e viagens: um estudo da vida religiosa de Itá, Amazonas - Página 5 - Thumb Visualização
Formato
Texto