Cochranes do Brasil; a vida e a obra de Thomas Cochrane e Ignacio Cochrane

Reclamei contra essa decisão, e o ministerio entendeu cortar a difficuldade demittindo de si a tarefa de resolver a questão e incumbindo-a ao plenipotenciario brasileiro. Surprehendeu-me esta occurrencia nas vesperas da sahida do paquete, nelle parti sem demora para Inglaterra a pleitear minha causa.

Insisto em particularidades que talvez pareção superfluás e personalissimas. Ao diante servirão ellas de argumento ás considerações que pretendo deduzir sobre a estrada de ferro, como eu a planejei, e a estrada de ferro como foi executada.

Demais, careço tambem de defender-me contra uma insinuação que tentou outrora macular meu caracter, e que parece ter sido actualmente assanhada por maligno espirito. Não ha muito o Sr. ministro da agricultura, rompendo com a gravidade de sua posição, disse-me cruamente: "que não era a primeira vez que eu tinha importunado o governo."

Quem proferia estas palavras contra um estrangeiro domiciliado ha 36 annos no paiz, e a elle preso por laços de familia, é o mesmo ministro que tanto estrepido tem feito a respeito de imigração! Será acaso o Sr. conselheiro Paula Souza enthusiasta unicamente dos estrangeiros que estão ainda por vir? Ou guardará suas predilecções para os Americanos cuja fórma de governo tanto aprecia que a prophetizou ao Brasil em breve tempo?

Sem duvida referio-se o ministro da agricultura naquellas palavras á tenacidade com que defendi doze annos o direito que me concedera a nação brasileira pelo orgão de seus representantes. Ainda quando nessa lida affanosa, eu cuidasse unicamente do meu interesse e não do beneficio do paiz, estava bem longe de acreditar que em um Estado livre, fosse pelo governo taxado de importunação a defeza da propriedade individual.

É necessario, pois, que eu aproveite o ensejo de provar que não fui jámais um especulador, chegado de arribação a este paiz para fartar-me em sua abundancia. Adquiri pouco e á custa de um trabalho arduo; esse pouco mesmo está outra vez restituido em obras ao solo que é a patria de meus filhos.

Nunca me passou pela mente ser forçado a balancear com o Brazil minha conta corrente de serviços prestados e recompensa auferida. Impellem-me a isso as palavras referidas do Sr. conselheiro Paula Souza, assim como a digressão do Sr. conselheiro Ottoni sobre a facil concessão de privilegios. Confesso que, é bem contrariado que desempenharei semelhante encargo; sobretudo porque depois de apurada a questão, o saldo será avultado em meu favor.

V

O plenipotenciario brasileiro em Londres, investido do poder de organizar a empreza, reconheceu em vigor o meu privilegio; mas, ou as intenções secretas do governo, ou seu receio de lhe desagradar, o inhibirão de deferir-me a preferencia, a que eu tinha incontestavel direito.

Tratou-se, pois, de estabelecer uma segunda companhia; mas a boa fé e lealdade da praça de Londres se oppoz a semelhante procedimento.

Cochranes do Brasil; a vida e a obra de Thomas Cochrane e Ignacio Cochrane - Página 301 - Thumb Visualização
Formato
Texto