IV
TESTAMENTO DO DR. THOMAS COCHRANE
"Em nome de Deus, Amen, em quem eu firmemente creio, Amen.
Eu, Thomas Cochrane, Doutor em Medicina, morador à rua da Ajuda n.° 61, estando de perfeita saude, em pleno goso de minhas faculdades intellectuaes, faço meu testamento pela maneira seguinte:
Sou subdito de Sua Magestade Britanica, professo a Religião Anglicana e protesto nella morrer, pedindo a Deus salve a minha alma.
Sou o terceiro filho do honrado Basil Cochrane que morou em n.° 12 Postman Square, em Londres, e falleceu em Paris a 11 de agosto de 1826.
Sou casado com D. Helena Augusta da Gama, que, ao tempo de nosso casamento era viuva em primeiras nupcias de Robert Wallace Macfarlane, Medico, tendo desse consorcio dois filhos - Ignacio Wallace da Gama e Dona Maria Carolina da Gama, e ambos tomárão meu nome de familia (que é Cochrane), e de nosso matrimonio temos tido quatro filhas, a saber: Georgiana, casada com o Conselheiro José Martiniano de Alencar, Helena, Francisca e Eugenia, que vivem e as tres são ainda de menoridade, as quaes, assim como os que deste matrimonio vierem a nascer, serão necessárias herdeiras de duas terças partes de minha successão, pois da outra terça parte ao diante disporei.
Declaro que meu casamento com a dita minha mulher foi celebrado por contracto de absoluta separação de bens que possuimos, dos que viessemos a adquirir, e mesmo dos respectivos fructos na constancia do matrimonio, e por isso todos aqueles bens que minha mulher tiver ao tempo do fallecimento lhe pertencem solidariamente, assim como serão seus os que esses houverem produzido.
Nomeio meus testamenteiros em primeiro logar minha, mulher Dona Helena Augusta da Gama Cochrane, em sua falta o meu bom enteado Ignacio Wallace da Gama Cochrane no segundo logar, e o meu bom genro Antonio José Duarte de Araujo Gondim no terceiro logar, aos quaes rogo acceitem esta testamentaria quando lhes tocar e fação cumprir minhas disposições como nella se contem, e os abono em Juizo e fóra delle para todos os actos necessarios, independentemente de caução ou fiança de qualquer natureza.
Reconhecendo em minha mulher Dona Helena Augusta, da Gama Cochrane o maior zelo e dedicação por nossas filhas e toda a capacidade