VI
CARTA CIRCULAR AOS ELEITORES
"Rio de Janeiro, 3 de Outubro de 1884
Illmo Senhor
Correspondendo á confiança com que fui honrado pelo independente corpo eleitoral do 6.° districto da Provincia de S. Paulo, por occasião da ultima eleição geral, confiança que se traduzio em brilhante votação, por mim alcançada, da qual guardarei a mais grata e indelevel recordação; venho de novo solicitar o prestigioso apoio de V. S., em prol de minha aspiração a um lugar entre os Representantes da Nação, á cuja escolha se tem de proceder no dia 1.° de Dezembro proximo futuro.
Hoje, como na passada eleição, apresento-me obedecendo á expontanea indicação de amigos devotados, com expressa annuencia dos legitimos chefes do partido, em cujas fileiras alistei-me e tenho militado por espaço de 24 annos.
No decurso de tão longo período, lisongeio-me em acreditar que procurei sempre corresponder á confiança recebida, pautando o meo procedimento pelos deveres de lealdade e de abnegação, quer no desempenho do mandato que me foi conferido na Assembléa Provincial de S. Paulo, durante quatro legislaturas, quer no exercício dos demais cargos de eleição, com os quaes tantas vezes fui distinguido pelo voto popular.
Nas lutas, por ventura travadas, sempre fiel áquelles principios, jamais recusei aos proprios adversarios politicos o respeito e cortezia, a que tinham direito; e soube, invariavelmente, antepôr a quaesquer outros interesses os da patria em geral, e, com especialidade, os dessa heroica Provincia.
Não disponho dos favores e das graças officiaes; e, quando d'elles disposesse, não seria eu quem ousaria affrontar os brios do independente eleitorado paulista, com promessas corruptoras, e menos com mesquinhas venditas que, ora preterem antigos e zelosos servidores, ora arrancam a chefes de familia o pão indispensavel á manutenção de seus filhos!
Não sei, tão pouco, manejar as armas da intriga, com que muitos, em falta de melhores, procuram fazer valer seos merecimentos.
Prometto, sim, prosseguindo na trilha até hoje percorrida, dedicar todos os meos esforços em beneficio do paiz; e, sem quebra dos interesses geraes, attender particularmente ás necessidades do districto, e