promover o aperfeiçoamento das vias de communicação entre o littoral sul-paulista e o interior da Provincia. Limitar-me-hia a este solemne compromisso, si uma grave questão social, que, na actualidade, preoccupa a todos quantos se interessam pelos destinos da patria, não houvesse sido, imprudentemente, agitada pelo Governo.
Sobre tão momentoso assumpto, cumpre que cada um se pronuncie com a devida franqueza; e, dando tréguas ás lutas méramente partidarias, visando exclusivamente o bem publico, procure encaminhal-o de modo a evitarem-se os perigos que se nos antólham com temerosas proporções. Por maioria da razão, áquelles que, em tal emergencia, se apresentam solicitando o suffragio de seos compatriotas, corre o imperioso dever de definir-se em termos claros e explicitos, para que possa o eleitorado, por seo intermedio, exercer a influencia que lhe é de direito na solução de tão melindroso problema.
Ainda se não suspeitava da apparição do projecto, com relação ao elemento servil, que, repellido pelo Conselho d'Estado e pela Camara dos Senrs. Deputados, provocou uma dissolução; e eu, como membro de uma corporação respeitavel, havia já subscripto, em 2 de Junho do corrente anno, um artigo no qual se têem, a proposito da escravidão, as significativas palavras que se seguem: "Sobre esta chaga social, herdada dos nossos antepassados, o paiz inteiro tens uma só opinião: supprimil-a. Mas a realisação d'esta vontade, que entende directamente com a fortuna publica, ha de ser conduzida, não de chôfre, e sim com a prudencia necessaria, dictada pelas classes productoras, que tens interesses immediatamente radicados no Brazil".
E hoje, para fechar com chave de ouro, a ennunciação do meo pensar sobre a grave questão, pedirei emprestadas ao eminente estadista, o Sr. Barão de Cotegipe, as memoraveis palavras, por elle ha dias proferidas, que consubstanciam tudo quanto se pode, na actualidade, desejar a respeito:
"Tudo se pode conseguir com a fiel execução da lei de 28 de Setembro, e criteriosas medidas complementares; e, n'este sentido, o partido conservador, ao qual se devem todas as glorias do que ha feito sobre a materia, deve, quer e pode proceder com a sua natural prudencia e circumspecção."
Isto posto, sou francamente infenso ao projecto do Governo, que, sobre provocar a desorganisação do trabalho agricola, fére de frente o direito de propriedade, legalmente reconhecido; onéra o povo de pesadíssimos impostos, não para solver os compromissos do Estado; mas para mais aggravar-lho a situação, aniquilando a lavoura, principal fonte da riqueza publica.
Si, manifestando-me por tal forma, tiver a fortuna de merecer o apoio de V. S. e da maioria dos dignos eleitores do 6.° districto, aceitarei agradecido o seu mandato para cumpril-o fiel e devotadamente.
De V. S.
Att.° Am.° e Obr. Cr.°
(a) Ignacio Wallace da Gama Cochrane
R. de Paula Mattos, 60"