[Ver gravura no original - Legenda:
Um vagão de luxo - 1843
A adesão da aristocracia à estrada de ferro ocasionou a introdução de um luxo e conforto que os primeiros vagões não possuíam. A gravura, reproduzida de L'Illustration (Paris, 6 de maio de 1843), mostra o vagão destinado aos príncipes de França, por ocasião da inauguração da via férrea que ligou Paris a Orléans.]
de 5 km por ano de novas vias férreas, porque receava que a linha de Paris a Bruxelas parasse em St. Quentin por falta do que transportar(11) Nota do Autor.
E havia mais. Da mesma maneira que, na Europa, os proprietários das diligências teriam feito uma guerra surda e tenaz contra o novo invento, na certeza (que se confirmou) de que viria prejudicar e desmantelar suas atividades, ocasionando-lhes incalculáveis prejuízos financeiros, deixando sem valor o capital empatado em veículos, animais e estalagens, ao mesmo tempo que fazendo cessar seus lucros e condenando ao desemprego um número substancial de pessoas, - algo de semelhante aconteceu no Brasil. Coube aos nossos tropeiros, cuja importância e poderio foram tão bem estudados por PANDIÁ CALÓGERAS(12) Nota do Autor, solapar, de todas as maneiras, a construção