Cochranes do Brasil; a vida e a obra de Thomas Cochrane e Ignacio Cochrane

pela aristocracia (o que determinou a introdução de um conforto e de um luxo, antes desconhecido, quer nas estações ferroviárias como nos vagões de passageiros), ao mesmo tempo que o volume de mercadorias a transportar aumentou de maneira extraordinária, exigindo a rápida construção de vagões de carga. E uma nova clientela não tardou a surgir: a daqueles que antes muito pouco viajavam, os quais, saindo de sua imobilidade e levados por desejo incontido de conhecer os novos trens, passaram a entulhar os vagões de 3ª classe(17) Nota do Autor.

Por esse motivo e, naturalmente, por ser um cidadão britânico, nada mais natural que o Dr. Cochrane, desencantado com os responsáveis pelos nossos destinos, viesse a apelar para o capitalismo inglês.

Em busca de capitais ingleses

Voltou-se - segundo suas próprias palavras - "para o capitalista universal, Londres, onde toda a indústria séria acha animação". Em fins de 1844, escreveu a seu irmão, George Cochrane, remetendo-lhe todas as informações necessárias. O sucesso da ideia parece ter excedido sua própria expectativa, porque, sem demora, conseguiu atrair um grupo de capitalistas "respeitável pela riqueza e posição comercial".

Sobre o assunto, ouçamos o próprio Dr. Cochrane:

"Publicado o prospecto da projetada companhia, foi tal o entusiasmo e afluência de tomadores de ações, que sólidos capitalistas mal puderam obter um número restrito de ações, e já com ágio. Em poucos dias se inscreveu um capital de três milhões de libras esterlinas."

Tudo isso aconteceu, apesar de não gozar a projetada empresa de nenhuma garantia de juros, contando, apenas, com o privilégio de zona (dentro de cinco léguas paralelas ao trilho), pelo prazo de 80 anos.

Todavia, quando tudo indicava que poderia cantar a vitória, novos entraves apareceram, como se o destino teimasse em negar-lhe a merecida glória. É que o Decreto de novembro de 1840 estipulava que o concessionário deveria dar início à construção da estrada de ferro dentro do prazo de quatro anos, sob pena de ser considerado caduco o contrato, ou renovado,

Cochranes do Brasil; a vida e a obra de Thomas Cochrane e Ignacio Cochrane - Página 46 - Thumb Visualização
Formato
Texto