O Brasil na crise atual

carvoagem espalhadas pelos mares do globo. Os navios mercantes britânicos tinham, devido a essa circunstância e também à produção carbonífera inglesa, uma vantagem que lhes proporcionava meios de competir esmagadoramente nos fretes com os rivais que arvoravam outras bandeiras. A construção de unidades de maior tonelagem com capacidade de carvoeiras, assegurando um raio de ação muito mais amplo, permitiu aos alemães expandirem a sua marinha mercante independentemente das estações de carvoagem, em que até então a Inglaterra cobrava dos seus competidores o tributo que repercutia na majoração forçada dos fretes. O desenvolvimento de um sistema bancário altamente eficiente e inteligentemente combinado com as indústrias e o comércio trouxe o outro fator da temibilidade da concorrência alemã que, a partir de 1904, leva a diplomacia inglesa a organizar a política das ententes.

Igualmente evidente foi o papel do fator econômico na hostilidade surgida entre a Rússia e a Alemanha a partir dos primeiros anos do século atual. Motivos políticos e antecedentes históricos múltiplos que aproximavam entre si o império moscovita e a monarquia prussiana consolidaram-se no período da unificação alemã na quase aliança firmada por Bismarck entre Berlim e São Petersburgo. Incidentes ocasionais, como o da intervenção de Alexandre II ao lado da França, ao delinear-se em 1875 uma possibilidade de novo rompimento entre os dois inimigos da véspera, nenhuma influência profunda exerceram sobre a amizade entre as

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