O Brasil na crise atual

nem envolve negação de uma continuidade superior, que transcende e coordena como elos de uma mesma cadeia os episódios fragmentários. Esse fio unificador dos múltiplos e sucessivos ciclos de desenvolvimento de uma sociedade é a tendência orientadora de todas essas etapas. É o que foi apreendido com inexcedível clarividência por Keyserling na sua genial concepção do sentido, como elemento individualizador de um tipo de civilização, independentemente das formas peculiares de organização material que ela apresenta. A este ponto de inexcedível relevância teremos de voltar depois do exame das consequências imediatas do contraste entre a homogeneidade aparente do desenvolvimento histórico e a descontinuidade real que o caracteriza.

Os homens e as cousas, bem como as atitudes dos primeiros em relação às segundas polarizam-se sempre, dando lugar à natureza essencialmente combativa de todas as situações que encontramos tanto no meio cósmico, como na ambiência social. Não seria, portanto, possível que os pontos de vista mantidos em todos os tempos e em todos os lugares acerca do processo histórico não correspondessem à oposição inevitável no apreço dos fenômenos de qualquer categoria. Sob a influência da impressão da ilusória continuidade homogênea ou abordando a realidade do encadeamento evolutivo em espírito de maior objetividade e verificando assim o seu caráter descontínuo, os homens, ora no plano intelectual, ora no terreno da ação política, dividiram-se

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