respectivamente em evolucionistas e revolucionistas. Estas duas classes vêm sendo representadas no mundo através dos tempos históricos e certamente seriam encontrados os seus espécimes típicos nas nebulosas sociais da fase proto‑histórica, senão mesmo desde o alvorecer ainda mais remoto da humanidade. Em nossos dias, as duas atitudes tornaram-se mais conscientes, vinculando-se cada uma delas a um sistema doutrinário definido e claro. Mas em períodos anteriores as tendências respectivamente personificadas em evolucionistas e revolucionistas, apresentavam-se sob outros aspectos e com denominações diversas, significando sempre os mesmos pontos de vista no apreço dos fatos ocorridos no jogo do dinamismo social.
A oposição permanente entre o conservantismo e a corrente progressista, manifestada em todas as épocas nas circunstâncias mais diversas e por formas determinadas pela ambiência particular de cada caso, assinala a polaridade do espírito humano quanto ao modo de encarar o dinamismo social e as atitudes práticas provocadas pelos fatos ocorridos no domínio sociológico. Sob a influência de ideias mais precisas e de conceitos mais claros formados em torno daqueles fatos, como efeito da aplicação a eles dos princípios estabelecidos na biologia acerca da interpretação das transformações específicas dos seres vivos, as tendências que já subsistiam de modo impreciso na consciência política de todos os povos tomaram aspectos mais nítidos, traduzindo-se em uma doutrina sistematizada do desenvolvimento