um desequilíbrio ético permanente, que atua como força constante de desagregação oposta ao desenvolvimento de uma sociedade política unificada e eficiente. Entretanto, exemplos históricos dos quais o caso romano é talvez ainda o mais típico e mais instrutivo mostram a possibilidade da neutralização dos efeitos do conflito de culturas no plano político. Mas semelhante neutralização parece só poder ser alcançada por um processo aliás em franco antagonismo às tendências que preponderaram no pensamento político dos povos ocidentais durante os últimos dois séculos.
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Chegamos aqui ao exame dos efeitos de qualquer regime político vazado nos moldes democráticos sobre uma sociedade como a nossa, na qual mesmo quando estiver completo o árduo e necessariamente prolongado trabalho de caldeamento étnico, persistirão forças psíquicas inassimiláveis, mantendo correntes culturais nitidamente distintas e de cujo contato tem de resultar um perpétuo conflito de ideias, de sentimentos, de aspirações e até de formas de sensibilidade. O debate em torno do valor intrínseco da democracia é destituído de caráter realístico, como o são aliás todas as discussões gerais e apriorísticas sobre formas de organização política e social. O que se chama democracia só poderia ser considerado bom ou mau em abstrato, se todas as sociedades