amigo: permitame usted que le recuerde el asunto Mauá(*) Nota do Autor de que hablamos la otra noche.
El vapor ingles sale de aqui el 26 y seria muy conveniente para todos que él llevase la resolución de ese asunto; esto es una nueva prueba del respecto de ese gobierno a los contratos celebrados por la nación.
Desde que el último escrito Mauá se adhiere á las indicaciones del doctor Pico todo es llano".
Da correspondência de Mauá, que agora damos à publicidade, e que permanecia inédita no Rio da Prata, duas coisas principalmente chamam atenção. Em primeiro lugar, a falibilidade dos conceitos políticos emitidos por Mauá. E em segundo, a pitoresca ortografia de que se valeu durante toda a vida. Ambos os defeitos revelam mais do que nada a personalidade de Ireneo Evangelista de Sousa, e exprimem sua característica de homem nacional e universal.
A importância do primeiro detalhe está em que Mauá se despe da auréola com que os grandes homens devem surgir à luz da posteridade. Revela um Mauá bem distante dos heróis que preveem os acontecimentos com justeza para superá-los, contorná-los e vencê-los.
Sua superficialidade de conceitos políticos, longe de estremecer a glória de Mauá, coloca-o humanamente entre os seres comuns. Embora alcançando uma esfera altamente elevada por suas realizações industrialistas, Mauá não pôde superar a inferioridade de sua formação, de sua deseducação para as lutas partidárias. Entre o grande homem que foi dentro da época nebulosa de nosso maior surto industrialista e o falível previsor dos acontecimentos políticos, existe uma distância