que as novas condições sociais começavam a permitir. Esforço indicador de que a antiga homogeneidade patriarcal, sob o controle espiritual absoluto da Igreja, rompia-se graças à diferenciação social em marcha. Tobias esteve na vanguarda desta luta. Poucos, talvez ninguém, terão concorrido como ele para aquele ímpeto inicial de crítica, de não conformismo, de confiança na razão e na ciência. Quando proclamava - "meu fito é saber, nada mais" -, quando denunciava que passara a quadra da autoridade e fixava para o sentimento religioso uma atitude em que as crenças não se chocassem com a esfera das investigações científicas, ele próprio abraçava os novos tempos e formulava para o seu meio alguns princípios que daí por diante iriam, em grande parte, nortear-lhe a evolução(8). Nota do Autor As primícias da campanha pela renovação intelectual - a grande campanha de sua vida - deu-as Tobias no jornalismo acadêmico. Exclusivamente político nos dois primeiros decênios de Olinda, contendo apenas dissertações retóricas sobre teses constitucionais e, às vezes, "em parágrafos soltos, pequenas verrinas condensadas"; depois de 1854 dominado "pelos efeitos decorativos da frase ou pelos fogos de artifício da retórica", como informa Phaelante na Memória Histórica, este jornalismo recebe, a partir de 1865, devido a Tobias principalmente,