Os dois Brasis

do que para atingir Nova York, Paris ou Londres. Nem o Peru, nem o Equador exercem sobre a pessoa ou sobre os bens do brasileiro a mesma atração que a França, a Inglaterra ou os E.U.A.; o Brasil não mantém nenhum contato permanente com aqueles dois países.

Apesar da aproximação política e sentimental provocada entre os países sul-americanos pela Segunda Guerra Mundial que os isolou da Europa, nenhum país da América do Sul, com exceção do Paraguai e do Peru realiza normalmente mais de 15% das suas trocas com outros países da América Latina; as correntes comerciais tão fracas são, aliás, mais regionais do que continentais, e se formam quase exclusivamente nas poucas zonas em que as comunicações são excepcionalmente fáceis: República Argentina e sul do Brasil, por exemplo, ou Venezuela e Colômbia. No caso do Brasil, apenas 10% das trocas se efetuam no âmbito da América do Sul e mesmo essas trocas reduzidas são, em grande parte, devidas a circunstâncias que deveriam ser temporárias e que obrigam o Brasil a fazer grandes importações de trigo argentino e petróleo venezuelano. Com o Peru tem o Brasil 2.995 quilômetros de fronteira comum, mas o total das trocas com esse país, em 1954, foi do valor de 27 milhões de cruzeiros, vinte vezes menos do que com a Turquia.

Os três grandes aspectos regionais da América do Sul

Se, em consequência do isolamento tão prolongado, são tão poucos os traços culturais comuns a todos os países da América do Sul, existem, em compensação, entre alguns deles, semelhanças bastante numerosas para que se possam distinguir três grandes tipos regionais que constituem três Américas do Sul diferentes.

O primeiro aspecto regional é o da América Platina: apesar da oposição política, há muito tempo provocada pela adoção na Argentina do regime autoritário de Perón, enquanto o Uruguai permanecia fiel às liberdades democráticas, os dois países vizinhos são unidos por laços muito estreitos e apresentam várias características culturais comuns. A volta dessa América do Prata gravita, sem a ela se unir, o Paraguai guarani, isolado e atrasado; a sociedade chilena também a ela se liga por certos traços, mas, por outros, liga-se à América Andina.

Os dois Brasis - Página 22 - Thumb Visualização
Formato
Texto