I
PRIMEIRA CARTA
I – Instruções de 14 de abril de 1769
Ilmo. e Exmo. Senhor.
1. O maior e o mais importante interesse que hoje tem a coroa de Portugal, é o da segurança e conservação da Praça do Rio de Janeiro em seu estado respeitável, que cubra e proteja aquela capitania; e que ou desengane a cobiça dos que sabemos que têm vastas e ambiciosas ideias contra ela; ou no caso de fazerem contra ela alguma expedição, animados com a errada ideia que se lhes tem dado do nosso descuido e falta de meios para nos defendermos; voltem tão derrotados como sucedeu aos ingleses no ano de 1741 com a outra grande e faustosa expedição de navios de guerra e mercantes, com 12 mil homens de tropas de transporte, que mandaram contra o continente da América Meridional Espanhola, os quais ficaram quase todos sepultados diante da Praça de Cartagena.
2. O mesmo importantíssimo interesse mostra bem claramente a estimação, e a confiança que S. Majestade faz da pessoa de V. Ex.ª quando o nomeia Vice-Rei e Capitão-General desse Estado, com a sua residência da dita Praça do Rio de Janeiro, naquelas circunstâncias e nas mais, que vou participar a V. Ex.ª para a sua secretíssima e cabal instrução.
3. Diferentes são os inimigos certos e figurados, contra os quais V. Ex.ª deve estar sempre acautelado, e sempre prevenido com toda a vigilância.