4. Os primeiros são os Jesuítas, inimigos certos, e declarados deste reino. Os confidentes e apaixonados que eles tinham na mesma Praça e no seu território, os animaram tanto, que fizeram o necessário assunto das sucessivas ordens régias com que S. Majestade muniu; primeiro os Condes de Bobadela e da Cunha; e depois o Conde de Azambuja; para obviarem quaisquer sedições domésticas, que os confidentes, e fautores dos Jesuítas intentassem antes de sucederem; e para castigarem sumária, e exemplarmente os réus delas se uma vez chegassem a ser efetuadas: ordens cujas cópias autênticas se remetem agora a V. Ex.ª excitadas, e confirmadas por uma carta régia como V. Ex.ª as achará indicadas no parágrafo 1º do primeiro catálogo, que vai no princípio da coleção das referidas cópias.
5. Os segundos dos ditos inimigos são os ingleses, até agora somente figurados; mas que, sem temeridade, podemos ter por verossimilmente possíveis para a cautela, ainda que não para o mostrarmos por ações exteriores.
6. Toda a política e toda a malícia dos ditos Jesuítas têm feito os maiores esforços para ganharem os ditos ingleses para o seu partido; e para os concitarem e armarem contra nós: por uma parte, havendo feito publicamente transportar para os bancos e companhias de Londres todos os importantíssimos tesouros que por tantos anos extraíram dos domínios de Portugal e Espanha: por outra parte, havendo incitado a ardente e insaciável cobiça dos mesmos ingleses com os estímulos do ouro, e diamantes do Brasil: por outra parte, havendo-lhes feito crer que não temos forças bastantes para resistir às suas invasões; que eles Jesuítas têm todas as inteligências necessárias para fazerem declarar a seu favor os povos desse continente; e que nele conservam para isso bastantes confidentes; e pela outra parte enfim, havendo enchido os papéis públicos de Londres [jornais] de clamores iníquos para animarem contra Portugal os povos de Inglaterra; fazendo-lhes falsamente crer, que nós somos os que temos infringido os mesmos Tratados, que sempre observamos, e eles ingleses não cumpriram até o dia de hoje.