A conquista da Paraíba

PREFÁCIO

Se a razão dos prefácios fosse somente a de apresentar o Autor ao leitor, este prefácio não teria sentido. J. F. de Almeida Prado está de muito credenciado diante da inteligência e da cultura do Brasil por diversos profundos estudos históricos.

Os seus quatro livros acerca da colonização do território pátrio - Primeiros Povoadores, Pernambuco e as Capitanias do Norte, Bahia e as Capitanias do Centro e S. Vicente e as Capitanias do Sul - formam uma obra íntegra, narrativa e interpretativa, das vicissitudes que asseguraram a unidade geográfica e espiritual do Brasil. Este é um desígnio sobrenatural só a posteriori reconhecido pela força dogmática dos fatos consumados.

Mas, os prefácios também servem para, à maneira dos apartes, trazer o seu redator ao Autor subsídios e complementos suscitados pela leitura do livro, realçando definições e conclusões.

Nos seus trabalhos anteriores e particularmente em A Conquista da Paraíba, Almeida Prado elucida por que e como pôde Portugal, pequeno e fraco, com pouca gente e poucos recursos, defender, recuperar e até expandir a vastidão territorial de Santa Cruz, domando a natureza hostil, submetendo o gentio trêfego e repelindo o forâneo atrevido.

A conquista da Paraíba - Página 8 - Thumb Visualização
Formato
Texto