Jorge Tibiriçá e sua época (1855-1928) T1

Europa. Um empreendimento da natureza da valorização, levado a efeito com tanta afoiteza, vinha seguramente consagrar novas diretrizes econômicas e, sobretudo, colocar em merecido realce o homem que arcara com tamanha responsabilidade.

***

A revista France-Amérique aproveitou o ensejo da presença do dr. Tibiriçá em Paris para solicitar-lhe uma entrevista sobre assunto tão controvertido, pois a operação ainda continuava a ser alvo, por parte dos seus adversários da primeira hora, de um recrudescimento de hostilidades, a ponto de um jornal de Londres reclamar uma intervenção diplomática para obrigar o Brasil a desistir do plano de valorização.

"Não me apoquentam semelhantes ataques - declarou o sr. Tibiriçá. Costumo mesmo ignorar completamente o que podem escrever os adversários da valorização. Quanto ao jornal financeiro britânico de que se trata, é notório que sua acrimônia pelo governo do nosso país, em geral, se prende a razões particulares a esse jornal.

A operação da valorização é devida a causas que conheceis. Para recordar as condições em que ela nasceu, basta-me recordar-vos o livro tão exato, tão documentado do sr. Pierre Denis.

A base mesma do sistema é esta verdade, que ressai do estudo dos fatos, que a média da produção é inferior ao consumo. Por outro lado, resultava das informações colhidas por ocasião de se elaborar o plano, que nos outros Estados cafeeiros não havia possibilidade de aumentar a produção. Aliás, no último ano que precedeu

Jorge Tibiriçá e sua época (1855-1928) T1 - Página 19 - Thumb Visualização
Formato
Texto