de 1931, visitando Belo Horizonte, eu anunciava ao povo o início dessa campanha, depois de mostrar que o problema máximo de nossa economia era o siderúrgico. Preconizei a necessidade de explorar quanto antes as imensas jazidas de ferro de Minas Gerais. Mais de vinte anos se passaram e hoje verifico ter sido obra integral do meu governo, através de lutas que só Deus e eu sabemos quanto me custaram, o extraordinário surto das indústrias do aço no Brasil".
Café, siderurgia... E o petróleo?
***
Jorge Tibiriçá Piratininga - Esse paulista, portador de dois sobrenomes tipicamente indígenas, o primeiro de um cacique célebre e o segundo de território natal, nascera em Paris, em 1855, filho de pai brasileiro e de mãe francesa e fizera quase toda a educação na Europa, diplomando-se engenheiro-agrônomo na Alemanha e doutor em filosofia na Suíça.
Origem
Não obstante essa modelação intelectual quase totalmente europeia, pertencia ele por todas as fibras a um dos mais velhos troncos paulistas, daqueles que se fazem remontar à Capitania de São Vicente e à segunda expedição de Martim Afonso de Souza. Essa velha estirpe costumava, à maneira dos fidalgos do reino, cultivar a tradição de família e acompanhar a ramificação da árvore genealógica. Uns tantos linhagistas de fantasia,