Jorge Tibiriçá e sua época (1855-1928) T2

hora em que choviam balas em redor do local que percorria, respondeu a um oficial que lhe pedia para abaixar-se: "São Paulo não se abaixa".

A pronta improvisação de elementos defensivos e o cuidado e zelo com que o Estado se resguardou das tentativas empreendidas contra as fronteiras do sul e contra diversos trechos do litoral ameaçados e bombardeados pelos navios rebeldes, muito contribuíram para fortalecer a resistência de Floriano. Sem a tenacidade e os recursos de São Paulo podiam ter-se operado defecções e os federalistas teriam varado as fronteiras ao menor sinal de fraqueza ou de tergiversação. Durante uns dias, enquanto era sitiado o reduto da Lapa, no Paraná, alguns círculos sociais de São Paulo chegaram a temer o avanço dos revoltosos. Estes passaram a recuar precipitadamente depois da derrota da Marinha no Rio e São Paulo viu-se a salvo de uma invasão. Findavam os dias de apreensões durante as quais a São Paulo Railway hasteara a bandeira inglesa.

A tomada do governo por Floriano como vice-presidente, acolhida favoravelmente, pela maioria da opinião pública, dado o caráter de restauração constitucional que assumira, principiou a causar fundos descontentamentos tão logo se levantou a questão da permanência do Marechal no poder para concluir o prazo do mandato, em vez de proceder a novas eleições.

Em assunto de ordem constitucional, assim que entra em jogo a interpretação da letra ou do espírito dos textos, surgem as divergências e os grandes debates de hermenêutica. O juridicismo nacional dá largas à sabedoria e à perícia na escolha de citações e nas provas de uma oratória alimentada por todos os mananciais possíveis de erudição.

Jorge Tibiriçá e sua época (1855-1928) T2 - Página 14 - Thumb Visualização
Formato
Texto