Jorge Tibiriçá e sua época (1855-1928) T2

limpeza de procedimento e a vontade férrea de Floriano é que fundiram o bloco de defesa republicano empenhado em derrotar a revolta, para marcar com semelhante exemplo a solidez das novas instituições e a impossibilidade de criar no Brasil o clima do caudilhismo e dos pronunciamentos.

Ao traçarmos esta biografia de Jorge Tibiriçá, temos insistido sobre os acontecimentos ocorridos durante a sua vida, por se tratar de uma figura de político, cuja carreira culminará no cargo máximo do Estado e num período de grandes dificuldades para a vida paulista.

Vimos como o ilustre rebento de uma família de tradições agrárias e de grandes serviços prestados à preparação da República e ao regime instaurado em 1889, desempenhou as funções de segundo governador de São Paulo e serviu com notável eficiência o governo Bernardino de Campos, como titular da pasta da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. O administrador mostrou-se nesses postos de responsabilidade perfeitamente à altura do propagandista republicano. Dedicou-se ao Estado com honradez, patriotismo e espírito público, sacrificando até interesses pessoais para corresponder às imposições de um momento histórico vital para São Paulo e as instituições.

Por motivos de família e por injunções diversas, além da inclinação espontânea para a vida pública, Jorge Tibiriçá foi arrastado para a política e sem dúvida se empolgou por seus lances. A política, de fato possui uma força de atração que atua poderosamente sobre os que se deixam prender nas suas malhas. É uma sereia que encanta e também impele os incautos a muitas desilusões e naufrágios.

Desambicioso de prestígio e posições e de uma índole inteiramente avessa a orgulhos e exibições, Tibiriçá,

Jorge Tibiriçá e sua época (1855-1928) T2 - Página 43 - Thumb Visualização
Formato
Texto