Esse panfleto, uma reedição do que apareceu no dia seguinte (21-2-1711), é atribuído por alguns bibliógrafos à pena do Conde de Ericeira.
Revista do Arquivo Público Mineiro (25 vols., Belo Horizonte, 1896-1938).
Particularmente valiosa pelos documentos que reproduz, retirados do arquivo regional, um dos mais ricos do Brasil.
Revista de História (41 números, São Paulo, 1950-1960. Em continuação). Não deve ser confundida com a publicação portuguesa anterior do mesmo título (16 vols., Lisboa, 1912-1928).
Revista do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Recife, 1863 até o presente).
Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (Rio de Janeiro, 1838 até o presente).
Contém muito material útil, mas é frequentemente editada de maneira muito descuidada. Erros de impressão, enganos, omissões abundam, consequentemente.
RIBEIRO ROCHA, MANUEL, Ethiope Resgatado, empenhado, sustentado, corregido, instruido, e libertado. Discurso theológico-juridico, em que se propoem o modo de comerciar, haver, e possuir validamente, quanto a hum, e outro foro, os Pretos nativos Africanos, e as principaes obrigações, que correm a quem delles se servir (Lisboa, 1758).
Trabalho raríssimo escrito por um padre português domiciliado na Bahia, que é básico para o estudo da escravatura negra no Brasil, no século XVIII.
RIBEIRO DE LESSA, CLADO, Crônica de uma Embaixada Luso-Brasileira à Costa d'África em fins do século XVIII, incluindo o texto da "Viagem de África em o Reino de Dahomé" escrita pelo Padre Vicente Ferreira Pires no ano de 1800 e até o presente inédita (São Paulo, 1957).
RODRIGUES, JOSÉ HONÓRIO, O Continente do Rio Grande (Rio de Janeiro, 1954).
Ensaio histórico, breve, mas sugestivo.
RONCIÈRE, CHARLES DE LA, Histoire de la Marine Française, VI: Le Crépuscule du grande règne, l'apogée de la guerre de course (Paris, 1932).
RUY, AFFONSO, História da Câmara Municipal do Salvador (Salvador, Bahia, 1953).
Baseada, principalmente, em material dos arquivos locais.
RYDER, A. F. C., "The Re-establishment of Portuguese Factories on the Costa da Mina to the Mid-Eighteenth Century", Journal of the Historical Society of Nigeria, vol. I, nº 3 (December, 1958), pp. 157-183.
Este importante e bem documentado artigo só me veio ter às mãos depois de ter ido para o prelo o presente trabalho.
SALLES OLIVEIRA, ALVARO DE, Moedas do Brasil, I, Moedas e Barras de Ouro. Elementos para seu estudo (São Paulo, 1944).
Deste valioso trabalho nada mais foi publicado, devido ao prematuro falecimento de seu autor.
SANTOS, JOAQUIM FELICIO DOS, Memórias do distrito Diamantino (Rio de Janeiro, 1956).
Terceira edição de um trabalho publicado pela primeira vez em 1868 e justamente considerado como um clássico, este livro é, de certa forma, ultrapassado pela História de A. de Lima Júnior, mais recente e melhor documentada.
SHILLINGTON, V. M., e A. B. W. CHAPMAN, The Commercial Relations of England and Portugal (London, s/o, mas, aparentemente, de 1907).
SILVA, ANTONIO DA, Directorio Practico da Prata e Ouro, em que se mostram as condiçoens, com que se devem lavrar estes dous nobilissimos metaes; para que se evitem nas obras os enganos, e nos artifices os erros (Lisboa, 1720).
O autor, que morreu em 1723, era ensaiador da Casa da Moeda de Lisboa.
SILVA, JOSÉ SOARES DA, Gazeta em forma de carta, I; Anos de 1701-1716 (Lisboa, 1933).