Este primeiro tomo, único publicado até agora, somente abrange o período 1701-1709.
SMITH, ROBERT C., As Artes na Bahia, I: Arquitetura Colonial (Salvador, Bahia, 1955).
______, "The Arts in Brazil. Baroque Architecture", em H. V. Livermore, org., Portugal and Brazil. An Introduction (Oxford, 1953), pp. 349-384.
SMITH, T. LYNN, Brazil. People and Institutions (Baton Rouge, 1954).
Um excelente compêndio.
SOMBRA, SEVERINO, História Monetária do Brasil Colonial. Repertório Cronológico com introdução, notas e carta monetária. Edição revista e aumentada (Rio, de Janeiro, 1938).
Trabalho muitíssimo útil mas sob certos aspectos suplementado pelos artigos de Alvaro da Veiga Coimbra, "Noções de Numismática Brasileira", que apareceram seriadamente na Revista de História, de São Paulo, 1958-60.
SOUSA, MANUEL DE, "Cartas originais de El Rey e de varios Ministros escriptos a meo tio o senhor Manuel de Souza, Provedor que foy da Caza da Moeda do Rio de Janeiro".
Códice in folio, contendo 155 despachos originais e cartas particulares da Coroa, do Conselho Ultramarino, e vários vice-reis e governadores do Brasil, endereçadas a Manuel de Sousa, 1695-1721 (coleção do autor). Manuel de Sousa foi superintendente da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, de 1702 até sua morte, em março de 1722.
SOUTHEY, ROBERT, History of Brazil (3 vols., London, 1810-1819).
Studia, Revista Semestral (Lisboa, 1958 até o presente).
Editada pelo Centro de Estudos Históricos Ultramarinos, Lisboa.
TAUNAY, AFFONSO DE ESCRAGNOLLE, História Geral das Bandeiras Paulistas escripta à vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes (10 vols., São Paulo, 1924-1949).
Difuso e divagante, mas trabalho básico no assunto, devido às copiosas citações retiradas de documentos originais.
______, História das Bandeiras Paulistas (2 vols., São Paulo, 1951).
Versão resumida da História Geral.
______, Sob El Rey Nosso Senhor. Aspectos da vida setentista brasileira, sobretudo em São Paulo (São Paulo, 1923).
Um dos melhores livros de Taunay. Reeditado dos Anais do Museu Paulista, vol. I.
______, Collectanea de mappas da cartographia paulista antiga, abrangendo nove cartas, de 1612 a 1837, reproduzidas da collecção do Museu Paulista (São Paulo, 1922).
______, Relatos Sertanistas. Colectanea, introdução e notas de A. de E. T. (São Paulo, 1953).
Embora não haja indicação nenhuma de tal fato, os documentos publicados neste trabalho são quase todos tirados do Códice Costa Matoso (q.v.) de São Paulo, e de uma miscelânea da Biblioteca Pública de Évora (Códice CXVI-2-15). Infelizmente, a edição foi feita com muito pouco cuidado, e o trabalho está cheio de enganos e faltas de impressão. Onde se fez possível, conferi as versões impressas com os MSS originais. Taunay havia publicado originalmente esses Relatos na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, vol. XLIV (São Paulo, 1948), onde eles aparecem com as mesmas faltas de impressão, erros e omissões da versão de 1953, que consultei.
______, Subsídios para a história do tráfico africano no Brasil (São Paulo, 1941),
O melhor exame do comércio do escravo negro durante o período colonial no Brasil. Inclui algum material retirado do Códice Costa Matoso.