Uma comunidade amazônica: o estudo do homem nos trópicos

domino razoavelmente o português. Cada um de nós realizava, diariamente, longas entrevistas com numerosas pessoas de todas as condições sociais e todos os dias tomávamos notas copiosas. Com o auxílio de dois assistentes do lugar, nossa equipe realizou estudos de casos de 113 famílias da comunidade, que abrangeram pormenores sobre sua alimentação, despesas, rendimentos, objetos pessoais, além de várias outras informações específicas de caráter econômico e social. Além disso, o SESP também nos pôs à disposição os resultados de uma pesquisa sobre hábitos domésticos realizada em Itá, relacionada principalmente com a alimentação. Em 1950, por sugestão minha, Iris Myers, que se especializa tanto em antropologia como em psicologia, passou várias semanas em Itá. Infelizmente, não me foi possível, ao escrever este livro, compulsar pessoalmente os resultados de suas experiências psicológicas, mas suas cartas e anotações forneceram-me dados e maior compreensão da sociedade de Itá. Todas as fontes acima mencionadas estiveram à minha disposição durante a feitura deste livro.

Os desenhos que o ilustram são de autoria do conhecido pintor brasileiro, João José Rescala. Em seu prêmio de viagem pelo Brasil percorreu todo o Vale Amazônico. Observou e visitou pessoas como as que descrevemos neste livro, sendo seus desenhos feitos de memória e de numerosos esboços realizados durante sua viagem pela Amazônia.

Quero expressar minha imensa gratidão a todos a que acima me referi. Em maior ou menor escala, todos participaram dos estudos que levaram à composição deste livro. Muito particularmente quero agradecer aos meus companheiros de estudos da missão da UNESCO em 1948, por me terem permitido utilizar a

Uma comunidade amazônica: o estudo do homem nos trópicos - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto