Hiléia Amazônica

O Arecuna que habita nas faldas do Roroimã, sem nunca deixar de ser Arecuna, tanto pode ser inglês, brasileiro ou venezuelano, conforme a situação da sua aldeia. O mesmo, porém, já não acontece com o venezuelano, o brasileiro ou o inglês que se for fixar naquelas paragens e que, ao fim de pouco tempo, terá muito de Arecuna nos seus usos e costumes.

O francês de Saint Georges dorme numa rede igualzinha à dos Oiampis ou Urucuianas e cedo esquece o Sauterne e os filets de sole pelo vinho de açaí e a ventrecha de pirarucu. Previdente e ordeiro, o holandês de Paramaribo há de ter um curral de tartarugas no seu quintal.

Seja no Madre de Dios ou no Purus, o seringueiro empregará o mesmo coco urucuri para defumar a borracha. Tanto o llanero da Colômbia como o vaqueiro do rio Branco se servem para a cobertura dos seus ranchos das mesmas palmas de miriti com que o índio reveste a sua maloca. O preto Saramacá, descendente de escravos fugidos, ainda hoje não dispensa o tipiti e o ralador de mandioca, que recebeu das mãos do aborígene. Enfim, por toda parte, o ameríndio ensisnando a viver.

O autor - e com pesar o diz - julga-se quase um leigo nas disciplinas que aqui o preocupam. Quando muito, será um curioso das coisas da natureza. Curioso na boa e, talvez, na má acepção do vocábulo. Na boa, porque, sem a visão unilateral e, por vezes, deformante dos especialistas, teve olhos iguais para observar com carinho e interesse o que procura descrever. Curioso na má acepção porque, à falta de maiores conhecimentos, é possível que haja matado nas fontes de vida assuntos que, entre mãos mais hábeis, chegariam a pleno viço e desenvolvimento.

Todavia, nessa sua mesma ignorância se apoia o arrojo de um tal empreendimento. Matéria que estaria a pedir dezenas e mais dezenas de volumes aqui se condensa apenas num tomo.

Mas que este tomo seja a semente ou o incentivo de outras realizações congêneres, já então confiadas à competência de botânicos, zoólogos e etnógrafos, e o autor ver-se-á recompensado de muitas críticas que, sem dúvida, serão feitas a estas páginas.

Hiléia Amazônica - Página 14 - Thumb Visualização
Formato
Texto