da angra dos Negros ao rio quarenta legoas de costa constituiam o lote concedido a Antonio Cardoso de Barros; do rio da Cruz ao cabo de Todos os Santos, visinho do Maranhão, eram adjudicadas setenta e cinco legoas ao vedor da fazenda Fernand'Alvares dc Andrade e além vinha enfim a capitania do Maranhão, formando segundo lote para a associação de João de Barros e Ayres da Cunha, com cincoenta legoas de extensão sobre o litoral, até a abra de Diogo Leite, isto é, até a embocadura do Tury-açú".
O mapa junto ilustra e completa esses dados localizando as doações de que nos ocupamos. Nele aparecem flagrantes diferenças; involuntárias com certeza, pois prejudicavam justamente aos que el-rei tinha maior empenho em recompensar. A defeituosa divisão ia trazer pendências sem fim aos Estados da república. Tornavam-se as linhas separatórias retas ideais, traçadas sobre acidentes de terreno, cursos de rios, etc. ... terreno fértil para futuras contendas. A leitura de um trabalho como o do Dr. Barbosa Lima Sobrinho, acerca dos limites de Pernambuco e Bahia, mostra a quantas interpretações se podia prestar, e as intermináveis discussões a que deram causa.
***
Era solene a proclamação das doações da Terra de Santa Cruz. Vinha inspirada nos mais elevados sentimentos de um soberano cristão do século 16.