A invasão paraguaia no Brasil

Com a retirada do capitão Martinho José Ribeiro, era impossível a estada em Nioac, reduzido a cinzas.

No dia seguinte ordenei tomar-se a direção ao ponto onde se achava o sr. coronel Lima e Silva fazendo desde então muito regulares marchas de duas e meia e três léguas por dia, sendo nós acompanhados por uma pequena partida inimiga de observação, a qual se retirou quando nos aproximamos do rio Aquidauana.

Falar a V. Ex. do comportamento da força seria inútil.

Basta a simples narração que acabo de fazer a V. Exª. e achar-me eu hoje ainda rodeado de algumas centenas de tão nobres militares, para o que o melhor brilhantismo toque a gloriosa força operadora em Mato Grosso.

Refiro-me completamente às conscienciosas partes dos srs. comandantes de corpos sobre a bizarria de seus oficiais e soldados.

No estado-maior do finado coronel Camisão vi sempre portarem-se no exercício de suas funções, com muita bravura e sangue-frio, os valentes srs. capitão bacharel Antônio Florêncio Pereira do Lago, assistente do ajudante general,(39) Nota do Autor e primeiro-tenente

A invasão paraguaia no Brasil - Página 688 - Thumb Visualização
Formato
Texto