A invasão paraguaia no Brasil

Do Canindé segui incontinente para Nioac encontrando pelo caminho restos de carros queimados e mantimentos atirados. A uma légua de distância viram as forças as casas de palha do acampamento ardendo, entrando às duas horas da tarde naquele lugar de desolação e tristeza, visitado poucas horas antes pelo inimigo, que, achando-o completamente abandonado pela guarnição, havia lançado fogo ao depósito de víveres, retirando-se com o nosso aproximar.

A posição de Nioac era excelente para defesa. Com poucos homens na mata do Arumbeva, confluente daquele rio, com os víveres de que dispunha o depósito, poder-se-ia apresentar longa e heroica resistência.

Os paraguaios que chegaram a Nioac foram em muito pequeno número, e só entraram na povoação, quando verificaram que ela se achava deserta.

É, pois, inqualificável o procedimento do comandante do destacamento de Nioac, o capitão Martinho José Ribeiro, o qual desprezando as suas instruções, que obrigavam a defender a todo o transe o ponto que comandava e a nova e expressa ordem do seu chefe, abandonou covardemente o seu lugar de honra.

Por este procedimento perdeu a Fazenda Nacional grande porção de víveres destinada a estas forças, algum fardamento de praças e outros objetos que uma dúzia de paraguaios encontrou em abandono na casa que servia de depósito.

O sr. coronel Francisco Augusto de Lima e Silva, fez, como tinha ordem, recolher a lugar seguro o cartuchame, a Caixa Militar, papéis oficiais, alguns gêneros, etc., recaindo, pois, tão somente sobre o comandante de Nioac, fraco e pusilânime a responsabilidade de seu ato, pelo que mando desde já sujeitá-lo a conselho de investigação e posteriormente ao de guerra.

Ainda em Nioac esperava-nos nova calamidade. No chão do depósito havia ficado, espalhada, muita pólvora que não pudera ser transportada. Apesar das mais enérgicas e reiteradas recomendações, a imprudência de um soldado provocou uma formidável explosão que queimou 13 praças, das quais seis faleceram poucos dias depois, apesar dos cuidados que fiz observar na condução deles.

A invasão paraguaia no Brasil - Página 687 - Thumb Visualização
Formato
Texto