A invasão paraguaia no Brasil

Que em Caacupé duas léguas de distância do Taquaral, existem operários ingleses e argentinos, bem como inválidos paraguaios empregados na fábrica de lanças, espingardas e canhões tendo-se já prontificado três dessa ultima arma, todos de pequenas dimensões; porém que ali há muitos operários e que se trabalha dia e noite naqueles serviços. Assegura não haver em Caacupé força alguma para defender aqueles trabalhadores, havendo três caminhos para o ponto. Que indo por um caminho e agora voltando por outro encontrou forças, em ambos, e acrescendo estar aquele por onde veio obstruído com pedras e ramos na subida de um Cerro. Nos dois lados o caminho é bordado de mato; que uma guarda de guarnição a esse lugar é fornecida pelo Exército paraguaio que se acha perto dali em Ascurras; ponto que se pode alcançar em seis horas a cavalo partindo-se deste acampamento; o lugar obstruído dista de Ascurras que lhe fica mais abaixo uma légua e para o lado. Que López achava-se em Ascurras, com a maior parte das forças que é pouca e composta de gente nova (rapazes e crianças) com 12 canhões de campanha, não existindo trincheiras nesse acampamento.

Que os soldados aliás animados dizem que só estão à espera de morrer nos combates. Que os referidos 12 canhões estão colocados sobre uma lomba pouco elevada dominando uma várzea. As forças estão na fralda do cerro; subindo a ele e descendo-se encontram-se mais canhões que não pude contar; e que ouviu dizer que a força que os guarda compõem-se de três batalhões.

Que no Cerro há mato porém que a baixada é limpa.

Declarou mais que para se ir daqui a Caacupé seguindo-se pelo caminho obstruído, passa-se distante meia légua das forças de Ascurras que ficam à direita desse ponto.

Declarou mais que as famílias estão parte no Exército e parte espalhadas pelas Cordilheiras. Que há pouco gado, que o milho falta e há alguma mandioca, dando-se de ração para todos quer soldados, quer prisioneiros, carne cozida sem sal, e para aqueles que têm dinheiro uma espiga de milho custa-lhe um patacão e uma raiz de mandioca um peso.

A invasão paraguaia no Brasil - Página 694 - Thumb Visualização
Formato
Texto