Brancos e pretos na Bahia. Estudo de contato racial

Donald Pierson, NEGROES IN BRAZIL: A STUDY OF RACE CONTACT AT BAHIA (Universidade de Chicago Press, 1942).

A COMPANHIA EDITORA NACIONAL transcreve, os seguintes comentários sobre este livro, de autoria de críticos brasileiros e estrangeiros:

"Ao decidir premiar este livro com o Anisfield Award de 1942, ao qual competiram muitos outros, como o 'melhor livro científico e erudito publicado neste ano no campo das relações raciais', ficamos impressionados, não somente pela quantidade de dados organizados sistematicamente, como também pela compreensão ao abordar o problema, e clareza da apresentação".

HENRY PRATT FAIRCHILD - New York University

DONALD YOUNG - Social Science Research Council

HENRY SEIDEL CANBY - Saturday Review of Literature

"Um livro substancial, o que o Professor Donald Pierson acaba de publicar sobre o contato de brancos com negros na Bahia... Se eu fosse editor brasileiro me julgaria no dever de publicar quanto antes em português a tradução do estudo sociológico do Professor Pierson, que à importância do assunto ajunta o interesse do método com que o autor reuniu o material - tanto o material de campo como o bibliográfico - e apresentou-o, selecionado em livro. É que Donald Pierson está longe de confundir-se com os sociólogos simplistas - tão numerosos nos Estados Unidos - que se limitam a estudar assuntos da complexidade do problema de relações entre as raças através de estatísticas. Seu método de bom discípulo de Park talvez impressione menos o leigo como 'método científico' que o do sociólogo que se gaba de se exprimir em números e diagramas é, porém, mais seguro e mais amplo. Permite a sondagem de intimidades da vida de um povo... Os resultados

Brancos e pretos na Bahia. Estudo de contato racial - Página 11 - Thumb Visualização
Formato
Texto