INTRODUÇÃO À EDIÇÃO BRASILEIRA
Constitui para mim um prazer e uma honra apresentar aos estudiosos brasileiros o livro do professor Donald Pierson, já publicado pela Universidade de Chicago, em julho de 1942, sob o título Negroes in Brazil: A Study of Race Contact at Bahia.
Quando, ultimado o manuscrito de Pierson sobre as suas pesquisas na Bahia, o professor Robert E. Park e ele insistiram junto a mim, em 1940, para apresentar a edição brasileira do livro, o seu nome só era conhecido de um grupo pequeno dos sociólogos, antropólogos e historiadores sociais do Brasil. Hoje, acha-se Pierson integrado na nossa vida científica, lecionando numa universidade brasileira, e o seu nome já tem uma lista enorme de sinceros admiradores. Estas linhas de apresentação tornam-se assim dispensáveis e na realidade honram mais o introdutor do que o autor do livro.
Acompanhei com o maior interesse e simpatia todos os passos de Donald Pierson, durante os vinte e dois meses de sua permanência na Bahia, entre os anos de 1935 e 1937, quando veio estudar, sob os auspícios da Social Science Research Committee da Universidade de Chicago, de que era assistente, e da Rosenwald Fund, as relações de raça num local, como a Bahia, que se apresentava como o ponto ideal para essa classe de estudos.