O Marquês de Olinda e seu tempo (1793-1870)

dos nossos fatos, ainda tão mal apreciados por historiadores pátrios.

Gentilissimamente, proporcionou-nos agora a leitura do novo trabalho, apenas datilografado - O Marquez de Olinda e o seu tempo - 1793-1870.

De modo assim completo como instrutivo e deleitoso, relata e comenta o Dr. Luiz da Câmara Cascudo a vida do ilustre pernambucano que, desde as cortes portuguesas de 1820 até adiantada fase do segundo Império, isto é, no correr de meio século, exerceu os mais eminentes cargos políticos, deputado, presidente da Câmara, senador, conselheiro de Estado, numerosas vezes ministro e presidente do Conselho, diretor da Faculdade de Direito de Olinda, regente do Império, eleito diretamente pelo país, no último período de menoridade de D. Pedro II, a quem entregou o poder.

Mereceu as mais altas distinções, sempre em destaque, acatado pela opinião, considerado uma das nossas figuras primaciais.

Declara o Dr. Luiz da Câmara Cascudo que esse volume custou-lhe quatro anos de labor.

"Durante esse tempo, absorvido numa época ruidosa, não dei olhos senão àquelas figuras grandes que eu via construir e erguer a minha pátria... Para o livro não creio existir editor nem público. Mas o encanto de evocar todos os velhos ministros,

O Marquês de Olinda e seu tempo (1793-1870) - Página 15 - Thumb Visualização
Formato
Texto