Doenças Africanas no Brasil

deixando ver no fundo da ferida a extremidade anterior do Dracúnculo que, segundo Neveu Lemaire, é "romba e apresenta um espessamento cuticular rugoso e mais ou menos arredondado, no centro do qual existe uma boca triangular cercada de duas grossas papilas — uma dorsal e outra ventral" (96) Nota do Autor.

Por aí faz hérnia uma pequenina porção do útero, atulhado de embriões. Este útero acaba por se romper, pondo em liberdade milhares e milhares destes embriões. Terminada esta desova o útero se retrai e a postura interrompe-se por alguns instantes, para recomeçar uma vez, outra, mais outra, dezenas de vezes.

Este ato da postura dos embriões é um fenômeno deveras interessante e digno de ser observado. Manson (97) Nota do Autor a tal respeito fez a seguinte experiência, que qualquer pessoa poderá repetir, num dracunculoso: Logo que a filária começa a mostrar-se fora da pele, faz-se cair sobre a sua extremidade visível, um jato de água fria, verificando-se, no fim de alguns segundos, uma gotícula de um líquido — clara, a princípio, e depois leitosa — surgir desta extremidade e escorrer pela superfície da pele ulcerada, carregando consigo um número considerável de embriões.