Doenças Africanas no Brasil

pele" um estirado artigo sobre o Ainhum no qual afirma, com todo o desassombro, "ter sido Clarke o primeiro que descreveu esta moléstia".

Tambem Silva Lima vingou-se do escamoteador, mostrando que, se ele viu, como disse, o Ainhum na Costa do Ouro (África), não soube bem caracterizá-lo, descrevendo no seu trabalho uma enfermidade com todos os sintomas da "gangrena seca familiar" e consecutiva à supressão das boubas, a qual não tem o menor parentesco com aquela que ele pretendeu ser o primeiro a estudar, laborando assim num duplo erro: — simtomatológico e etiogênico.

O Ainhum inicia os seus distúrbios, muitas vezes, sem causa apreciável e algumas outras por um traumatismo qualquer.

Vê-se aparecer, em qualquer um destes casos, na parte inferior e interna do dedo mínimo de um ou de ambos os pés, um sulco semicircular ou solução de continuidade de pequena ou reduzida extensão.

Neste sulco indolente, sem reação local de espécie alguma e que, por isto mesmo, não desperta a menor atenção de suas vítimas, forma-se, pouco a pouco, uma espécie de brida fibrosa constituída de tecido conjuntivo subcutâneo. Semelhante brida se vai estendendo tanto em superfície como em profundidade, de modo