Doenças Africanas no Brasil

berço, para começarem a sua obra maléfica, na luta pela vida! ...

As stegomyias gostam, imensamente, de viver e "trabalhar" na penumbra, na meia obscuridade; e é este um dos motivos também de sua preferência pela vida das habitações onde podem, impunes, exercer a sua função prejudicial de sugadoras de sangue.

À noite, quando todos se recolhem aos aposentos para repousar, é que elas nos acometem, roubando o nosso sangue e somente abandonando as suas vítimas descuidadas quando têm saciado, de todo, o apetite.

Então, pausadamente, preguiçosamente, voam para um lugar propício à sua postura, e aí ficam digerindo o seu alimento predileto até, de novo, sentirem necessidade dele.

Circunstância digna de nota, por ser peculiar a estes mosquitos, e em menor escala aos anophelinos; eles não morrem logo após a primeira postura. Uma vez fecundados, podem reproduzir duas e mais vezes a postura fazendo, nestes intervalos, novas colheitas de sangue humano.

E nesta particularidade é que está o grande perigo para o homem, porque os mosquitos picam, indistintamente, os sadios e os doentes, recolhendo nestes o material deletério que, depois,