nos veio do continente africano, nos já tão decantados anos do tráfico negro, e que se caracterizava por um estado de anemia mais ou menos pronunciado.
Já Guilherme Pison (68) Nota do Autor nas minuciosas investigações médico-sanitárias a que se entregara entre nós, a ela se referiu em 1648, descrevendo-a sob o nome de "Oppilatio", designação latina do termo "opilação", sinonímia de "frialdade", palavra esta que disputava as preferências do vulgo para apelidar a doença afro-brasileira.
Eu nunca tive conhecimento de enfermidade que possuísse maior ou, mesmo, tanta fartura de nomes para designá-la. Frialdade, opilação, cansaço, inchação, amarelão, caquexia africana e uns quantos outros termos populares eram denominações que lhe davam, baseados quase somente num sintoma ou noutro, observados nos vitimados por esta implicantíssima doença, cujos portadores ainda estigmatizavam com os nomes de "opados", "empalamados" ou "amarelos de Goyanna", último apelido este de frequente uso, até pouco tempo, na cidade do Recife.
Doença sobretudo peculiar ao povo baixo, aos "sem sapatos", aos trabalhadores rurais, aos plantadores de cana de açúcar, é ela muito