Doenças Africanas no Brasil

Com efeito, este "Jeca" não seria absolutamente o representante do nosso sertanejo ou do nosso matuto, se o mal trazido do continente negro não se tivesse nele introduzido, inclementemente, pela ignorância e pelo descuido dos colonizadores.

E o "Jeca", pelas contingências do destino, vai percorrendo a sua triste odisseia a se queixar de dores de cabeça, dores no estômago, nas costas, no peito, nos tornozelos e nas juntas e, "pour cause", tornando-se indolente como ele só.

O aparelho circulatório sente-se abalado nas suas funções. Palpitações mais ou menos fortes, incomodam, a todos os instantes, o "opilado" que, para sua maior desdita, deixa perceber, pela escuta, um ruído particular — antes um sopro de "currupio" (que o próprio doente ouve quando comprime uma de suas grossas artérias, como a carótida), dando-lhe a impressão de grave comprometimento do órgão central da circulação.

"Ruído" atordoador, acabrunhante, de meter medo à sua vítima..., "do Diabo"!

Para maior desconforto e desânimo, o doente sente-se cheio de desarranjos para o lado do seu aparelho digestivo: — diarreia ou prisão de ventre, náuseas, vômitos, falta de apetite, horror mesmo a certos alimentos que tanto o deviam encantar, e vontade extravagante de se