feitos "carne de canhão", ou no caso, bucha para índio e sessões, com o mesmo resultado que os degradados do reino outrora tinham trazido para onde aportavam, fomentando desordens, atribulando os antigos habitantes mais que os tapuias, sem lhes proporcionar compensação alguma pelos prejuízos que provocam.
A respeito dos vestígios da cultura dos índios exclamava o príncipe: "nada se encontra nesta costa que recorde os tempos anteriores ao estabelecimento dos europeus no litoral. Os seus primitivos habitantes agrestes e bravios, não legaram como os Tolteca e Asteca do México e do Perú, monumentos que transcorridos milhares de anos interessem á posteridade. Quando o corpo nú do selvagem tapuia é enterrado pelo seu irmão, desaparece da terra a sua memória, sendo indiferente aos pósteros que um Botuoudo ou uma fera tenham existido no mesmo deserto". O enigma desta diferença é de fato indecifrável(80) Nota do Autor. Como explicar o fosso intransponível que dividia as populações das duas vertentes sul-americanas? A diferença de cultura era assombrosa entre os peruanos e a indiada Tupi ou tapuia espalhada pelo litoral. Uns parecem parentes próximos dos antigos egípcios, ao passo que os outros se assemelham com o judeu errante. Existe sobre os índios da região de Porto Seguro e Ilhéus talvez a mais abundante literatura versando o nosso selvícola. Numerosos estrangeiros, em que figura um cientista russo, trataram depois de Blumenbach dos Botucudo e dos seus vizinhos Patachô [Pataxó] ou Machacarí [Maxakalí](81) Nota do Autor. Em outros tempos esses tapuias foram considerados pertencentes ao grupo Gê, e hoje são catalogados como tribos alofilas, divergentes entre si, de diversa cultura e família linguística,