sem que, contudo, semelhante pecha lhes desabonasse a reputação.
O eterno "infra-equinocial" lançado em rosto aos colonos americanos pelos reparadores de todos os tempos, cheios de preconceitos e opiniões antedatadas... Esquecia-se mestre Froger que, havia bem pouco, relatara a lucrativa venda de africanos que a esquadra do rei cristianíssimo transportara para o Brasil, naturalmente obedecendo a ditames de ordem humanitária...
II
Acerbas acusações ao clero brasileiro - Rixa - Mau procedimento de um frade do Carmo - Notícias de São Paulo e dos paulistas - Série de extravagâncias, inverdades e fábulas - A República Paulista.
Virulentamente continuando Froger a agredir o clero do Brasil, segundo o que pretende haver visto no Rio de Janeiro, declara "que a impudicícia não é o único defeito dos frades ímpios da terra".
"Vivem numa ignorância crassa, muito poucos se encontram que saibam o latim; é de recear que nos façam ver o incêndio de uma nova Sodoma. Há em todo o Brasil legiões de Franciscanos, Carmelitas e Beneditinos, mas todos eles pouco se incomodam com a conversão dos pobres índios, que não pedem outra cousa senão serem instruídos nas luzes do Evangelho".
Reparador severo este rapazola de 19 anos, que se gaba de haver examinado com exatidão "o comércio dos países, os interesses particulares de cada colônia, as forças, a situação e as vantagens dos portos, os costumes e a religião dos povos, as propriedades das frutas, plantas, pássaros, peixes e animais (sic) que lhe pareceram