o código de 1832 - a lei de 3 de dezembro de 41 - os quadros da justiça formados com pessoal estranho - o estado desampara as populações do interior.
Colapso da centralização - 320
A solidariedade entre o regime e a centralização - o colapso da centralização é o colapso do império - papel da lavoura cafeeira na centralização - a continuidade histórica amparada no aparecimento da lavoura do café no centro-sul - a lavoura de café elemento de equilíbrio - início do divórcio entre o café e o império - a imigração para a província de S. Paulo - o elemento humano na lavoura cafeeira.
VII
PANORAMA DO OCASO
As brechas do edifício imperial - 331
A fase ascensional - integração por partes - o divórcio das vigas mestras do regime - as causas da decadência: a centralização - a destruição das oligarquias - o advento da elite dos letrados - desenvolvimento da ideia abolicionista - aparecimento do elemento militar nos acontecimentos políticos - desenvolvimento da imigração - questão religiosa - os recuos e as capitulações.
Etapas da decadência - 339
A guerra do Paraguai - alteração do ritmo político - uma componente nova - o declínio da supremacia do poder civil a marcha ascensional do abolicionismo marca a cadência da marcha do império para o ocaso - a desagregação contínua.
Um regime sem alicerces - 349
A transição pacífica - a falta de amparo em que estavam as instituições - a incapacidade de reação - o colapso da máquina montada - o germe da destruição - um fatalismo singular - a afeição pessoal pelo imperador - os liberais esposam a tese revisionista - aceitam a federação - uma democracia coroada - a dubiedade dos republicanos - o fim da agonia.
Os republicanos e o manifesto de 70 - 361
Regressão do ideal republicano - fraquezas do movimento republicano - os herdeiros do regime - a neutralidade e a abstenção - as abdicações e os recuos - o golpe de treze de maio - o manifesto de 70 - um documento político de importância