Viagem à Província de Santa Catarina (1820)

todas de forma arredondada, como indica o seu nome, e que, situadas próximo da extremidade meridional da ilha de S. Francisco, mas paralelamente à costa oriental, se acham dispostas numa mesma linha e afastadas mais ou menos a igual distância umas das outras.

No dia seguinte ao de minha chegada ao posto do Piraqué, pelas oito horas da manhã apareceram finalmente os cavalos e os homens que deviam transportar a minha bagagem para Itapocoroia; os cavalos, porém, em vez de albardas, traziam apenas lombilhos, e os condutores não vinham munidos de peles e de correias para cobrir e apertar a carga sobre os animais. Perdemos um tempo enorme em amarrar as malas com cordas e partimos dali muito tarde. A canoa é o único meio de transporte em toda essa costa; os cavalos, que são peuenos e rústicos, servem apenas para sela, ignorando-se, aliás, a maneira de utilizá-los como bestas de carga.

Já havíamos caminhado mais de uma légua pela praia árida e de areia grossa, entre o mar e as florestas. O horizonte longínquo confina ao sul com os morros de Itapocoroia que, descrevendo um semicírculo, avançam pelo ceano a dentro, e dos