Após descermos a outra encosta da colina, encontramo-nos na Praia da Piçarra (11)Nota do Tradutor, que margeia uma amplíssima enseada situada entre o outeiro da Itaiuba, ao norte, e o morro do Cambri, ao sul. Além do rio o terreno alteia-se ligeiramente, e, de distância em distância, avistam-se casas que, aliás, não passam de simples choças. Toda essa zona era muito povoada; mas, a meia légua ou três quartos de légua do mar, apenas existiam, por esse tempo, florestas desertas e sem proprietários.
Encontram-se alguns traços de sangue indígena nos habitantes desse trecho de costa; segundo me informaram, eles, porém, vão desaparecendo aos poucos, em virtude de, continuamente, se estabelecerem ali homens da ilha de Santa Catarina que, na maioria, são originários das ilhas dos Açores e de pura raça caucásica.
Depois de termos caminhado algum tempo pela praia da Piçarra, chegamos à margem de um riacho denominado Rio do Iriri e a que também chamam Rio da Guarda, por existir na sua margem direita um posto de milicianos encarregado de