Vinte e dois anos mais tarde, em 1842, existiam na província 6.282 milicianos, todos uniformizados e suficientemente armados (43)Nota do Autor.
O aumento verificado no espaço de vinte anos, mais ou menos, eleva-se à metade do número primitivo, e está, portanto, em proporção quase exata com o que se operou no total da população.
Na província de Santa Catarina não existem minas em exploração. Fabricam-se algumas louças de barro e quase todas as famílias possuem o seu tear. Até o presente nenhuma manufatura propriamente dita ali se estabeleceu. Desde o início do seu povoamento pelos brancos, essa região tem sido exclusivamente agrícola. Santa Catarina possui uma vasta extensão de costa e excelentes portos; as suas terras são em geral fertilíssimas, e o seu clima bastante temperado permite aos habitantes a cultura de plantas europeias conjuntamente com as dos trópicos. Não obstante, a província é pobre. Os colonos que ali se estabeleceram em diferentes épocas não prosperavam; a tirania do governo português fora durante muito tempo um empecilho ao surto de qualquer iniciativa individual. Tais são as causas mais remotas da